"Convivendo com os Animais e os Micróbios" - Oficina de Teatro

Sempre que uma criança coloca seu talento a serviço do mundo, cresce a esperança de uma vida melhor

Sempre que uma criança coloca seu talento a serviço do mundo, cresce a esperança de uma vida melhor
Sempre que uma criança coloca seu talento a serviço do mundo, cresce a esperança de uma vida melhor.

MICA 23 anos

SELECT YOUR LANGUAGE.






>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> SELECT YOUR LANGUAGE >>>>>>>>>>

Seguidores

Concurso Nacional de Verso e Arte 2015

PROJETO “CONHECER PARA PRESERVAR”
ANO  2015
“Aromas, Cores e Sabores”
Flores e Frutos do Brasil
MOVIMENTO INFANTOJUVENIL CRESCENDO COM ARTE
com apoio de
REC - Brasil  /   REDE DE ECONOMIA CRIATIVA – Brasil
PROMOVEM

CONCURSO  NACIONAL DE  VERSO E ARTE

PARA CRIANÇAS E JOVENS DE 6 A 16 ANOS

POESIA: A poesia é um grande tesouro da expressão humana. “Poesia é a arte de dizer”.
Comunicar-se na forma de poesia é trabalhar, brincar e até viajar com as palavras, e com elas extravasar sentimentos e sensações. Por isso, nós o convidamos a explorar seu imaginário e a escrever na forma de poesia o que a natureza nos presenteia em Aromas, Cores e Sabores das Flores e Frutos do Brasil. Lembre-se que escrever poesia não é um simples “escrever”, mas um dizer com muita força de expressão, com emoção, às vezes, com um toque de magia. Neste concurso, você está sendo estimulado a despertar sua observação e os seus sentidos : visão, olfato, tato, paladar e, quem sabe, a audição (sons das folhas ao vento, por exemplo). Transcreva tudo que seus sentidos percebem nas flores e frutos com alma de poeta e transforme esta oportunidade de escrever uma poesia, sentindo a emoção de declarar seu respeito e agradecimento à “Mãe Natureza”.

ARTE: A arte é o meio de comunicação mais antigo da humanidade e possui linguagem universal.
Passe a observar cada flor e cada fruto e a perceber a beleza, o aroma que exalam, as cores e o sabor (quando comestíveis, claro). Escolha a flor ou o fruto que você mais gosta ou mais lhe encanta por suas características, seu valor nutritivo ou terapêutico, ou qualquer outro motivo científico, ornamental ou emocional e faça sua arte. As folhas da planta a que pertence podem fazer parte da arte. No caso dos frutos, a flor também pode ser incluída na arte para uma melhor composição artística. Faça um desenho ou pintura de uma flor ou fruto que seja cultivado no Brasil (hoje, praticamente todos).                                          
Somente na língua portuguesa temos uma diferença entre fruto e fruta. Em português, quase sempre, a fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. Fruto é um termo botânico, parte da planta que tem a função de proteger as sementes, e fruta é um termo popular usado para os frutos doces e comestíveis. Em outros idiomas, todos são frutos. Lembre que o caju é um falso fruto, pois não protege a semente. Para este projeto, vamos aceitar os falsos frutos como frutas.

NATUREZA EM VERSO E ARTE: Vamos unir a arte e a poesia e fazer uma homenagem à natureza. Depois de escolher uma flor ou um fruto, escreva uma poesia e a ilustre com uma pintura ou desenho relativo à poesia.

OBJETIVOS: Incentivar crianças e jovens na exploração do imaginário, expressando seus sentimentos e experiências envolvendo as flores e frutos, para que tomem consciência da importância da vida vegetal em todos os segmentos de suas vidas: nutrição, ornamentação, medicina, cosmética, higiene. Busca-se, também, a tomada de consciência da importância de preservar os recursos que a natureza nos oferece e estimular crianças e jovens a criarem o hábito de observar a natureza com mais atenção, valorizando cada ser vegetal, reconhecendo-os como essenciais à vida.

SUGESTÕES: Flores ornamentais - orquídea, cravo, margarida, girassol; Flores comestíveis - couve-flor, brócolis, alcachofra; Flores medicinais - melissa, camomila, erva-doce; Flores para fazer perfumes - rosa, jasmim. Frutos comestíveis - uva, banana, carambola, tomate, azeitona; Frutos medicinais - graviola, romã ;  Frutos cujas sementes são usadas em alimentos - café, cacau, amendoim; Frutos e Flores também podem ser usados em produtos para a beleza e higiene. Estes são apenas alguns exemplos. PESQUISE MAIS

REGULAMENTO:

I - Elaboração dos trabalhos
     1. Proposta: O participante deverá pesquisar sobre o tema e criar uma poesia sobre uma flor ou um fruto cultivado no Brasil e ilustrar a poesia com uma pintura ou um desenho, alusivo à poesia, também de sua autoria. Poesia e ilustração deverão ser do mesmo autor;

     2.Tema: Flores e Frutos cultivados no Brasil;

     3. Papel para o Trabalho:  Folha sulfite (de desenho, canson ou similar) branca ou reciclada no tamanho A4;

     4. Planejamento: Dividir imaginariamente a folha de papel A4 em duas partes. Na parte superior ficará a ilustração e na parte inferior a poesia. Veja modelo no blog do MICA  http://artmica.blogspot.com/;

     5. Ilustração: O desenho ou pintura alusivo à poesia poderá ser feito a grafite, lápis de cor, giz de cera ou com qualquer tipo de tinta e deverá ser realizado na parte superior da folha. A arte deverá ser feita na mesma folha da poesia e não colada sobre esta;

     6.  Poesia: A poesia deverá ser escrita abaixo da ilustração Deverá ser digitada na folha A4 em tamanho bem legível (de preferência na fonte arial ou times new roman) ou escrita em letra de forma. Poderá ser soneto, haicai, trova, quadrinha, ou um poema curto de qualquer outro gênero, que  não poderá ultrapassar uma folha, onde acima estará a ilustração. A poesia deverá ter um título, colocado acima da poesia. Abaixo da poesia deverá constar apenas o nome completo do autor. Os demais dados, como idade, cidade, escola, serão colocados pela comissão organizadora do concurso em etiqueta na base do papel-cartão;

     7. Montagem do trabalho: Após estar pronto o trabalho, a poesia (o verso) e a ilustração (a arte), colar com cola bastão a folha A4 em uma base de papel-cartão ou similar com dimensões de 30 X 40 cm, em cor forte, para contrastar com o branco do sulfite. Poesia e Arte, ou seja, todo o  trabalho, será composto por apenas uma folha;

     8. Identificação: Será feita na parte de trás da base/moldura de papel-cartão de 30 X40 cm, contendo: título da poesia, nome completo do autor(sem abreviar), idade, nome do professor(sem abreviar), endereço com CEP e e.mail da escola ou instituição. No caso de ser enviado individualmente, os dados do participante.

     9. Envio dos trabalhos: Será aceito apenas um trabalho por participante com idade entre 6 e 16 anos. Sendo que, cada escola ou instituição poderá enviar quantos trabalhos quiser. Trabalhos realizados e enviados individualmente também serão aceitos.

    10. Listagem dos trabalhos: Fica a cargo da escola ou instituição a elaboração de uma lista (solicite o modelo) com todos os títulos, nomes completos dos participantes (sem abreviações) e suas respectivas idades, nomes dos professores (um por lista), nome completo da escola ou instituição, endereço (com CEP) e e.mail (indispensável). Esta lista deve ser anexada aos trabalhos, no envio.

    11. ATENÇÃO, não serão aceitos: Trabalhos contendo mais de uma folha, trabalhos sobre  flores e frutos que contenham elementos tóxicos que possam fazer mal à saúde, trabalhos com a colagem da poesia sobre a folha da arte ou vice-versa.

II -Envio dos trabalhos
Enviar pelo Correio Postal para o seguinte endereço:

REDE DE ECONOMIA CRIATIVA - REC BRASIL - A/C MICA
Rua Pedro Osório Filho, 555
Vila Nova Cachoeirinha
CEP: 02614-000   São Paulo - SP

Data-limite para o recebimento (não de postagem) dos trabalhos
19 de setembro de 2015


III - Seleção dos trabalhos
     1. A seleção, que qualificará os trabalhos para uma mostra e a escolha daqueles para os quais serão conferidas premiações será feita por júri formado por profissionais de reconhecido mérito, das áreas de Educação, Psicologia, Artes Plásticas e Cultura.  A decisão se baseará nos seguintes critérios: adequação ao tema, materiais discriminados no regulamento, originalidade, técnica e criatividade.

     2. Os trabalhos serão separados em 4 faixas etárias para as seleção e premiação.

     3. A aceitação deste regulamento implica no reconhecimento da soberania da decisão da comissão julgadora, podendo a mesma, não conferir as seleção e premiação. Das decisões não caberão quaisquer tipos de recursos.

     4. Os trabalhos, selecionados ou não, não serão devolvidos e poderão ser usados em outras mostras, independentemente da escolha da primeira seleção.

     5. Os trabalhos selecionados serão expostos em mostra a ser realizada em outubro de 2015 em local ainda a ser definido.

     6. Todos os autores dos trabalhos concordam, assim como seus responsáveis (pais ou tutores) e respectivas instituições/escolas, por força deste regulamento, em ceder sua imagem e de sua obra em divulgações relacionadas ao evento, sendo garantidos os direitos autorais, mas sem receber qualquer remuneração pelo uso dessas imagens.
IV -Premiação
     1. Aos melhores trabalhos de cada faixa etária  serão conferidas Medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares e Menções  Honrosas do 4º ao 10º lugares

     2. Aos trabalhos selecionados para a Mostra e não premiados, serão conferidos Certificados de Participação.

     3. Aos professores que orientaram os autores dos trabalhos premiados do 1º ao 10º lugares de cada faixa etária receberão Certificados de Mérito Cultural.

V -Disposições Finais
     1. O descumprimento de qualquer item deste regulamento acarretará a imediata eliminação do trabalho concorrente.

     2. A inscrição neste concurso implica na plena e total aceitação deste regulamento, cabendo ao participante e aos orientadores seguirem as regras em sua totalidade.

     3. Dúvidas quanto à interpretação deste regulamento e resolução do mesmo serão direcionas à Comissão Organizadora.

2 comentários:

  1. Quando saíra resultados ?
    Onde e quando será a exposição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviaremos na próxima 2ª feira, 5/10, o resultado e toda a programação do evento.

      Excluir