"Convivendo com os Animais e os Micróbios" - Oficina de Teatro

Sempre que uma criança coloca seu talento a serviço do mundo, cresce a esperança de uma vida melhor

Sempre que uma criança coloca seu talento a serviço do mundo, cresce a esperança de uma vida melhor
Sempre que uma criança coloca seu talento a serviço do mundo, cresce a esperança de uma vida melhor.

MICA 28 anos

SELECT YOUR LANGUAGE. SELECIONE SEU IDIOMA.






>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> SELECT YOUR LANGUAGE >>>>>>>>>>

Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011

Concurso Nacional de Arte em Mosaico

PROJETO “CONHECER PARA PRESERVAR”
ANO 2011

PEDACINHOS DA NATUREZA
FLORES, PÁSSAROS E BORBOLETAS

CONCURSO NACIONAL DE ARTE EM MOSAICO

PARA CRIANÇAS E JOVENS DE 6 A 16 ANOS

Com a finalidade de incentivar o conhecimento e o uso da técnica do mosaico e da conscientização sobre a importância de cada ser no equilíbrio dos ecossistemas e biomas.

PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
MOVIMENTO INFANTO-JUVENIL CRESCENDO COM ARTE

promovem o concurso nacional “Pedacinhos da Natureza”.

Histórico: Mosaico é uma arte milenar que consiste em organizar pequenas peças recortadas, colocando-as umas próximas das outras sobre uma superfície, de modo a formar imagens. É conhecida desde a Grécia Antiga e copiada pelo Império Romano. Os mais famosos mosaicos são os bizantinos, criados em Bizâncio, cidade grega, que depois recebeu o nome de Constantinopla. Também foram encontradas peças em construções das civilizações asteca e maia, nas Américas.

Arte-educação: Educativa e lúdica, o mosaico é uma arte que também exige concentração e imaginação, estimula o desenvolvimento intelectual e a coordenação motora de crianças e adultos. A atividade desenvolvida com a arte do mosaico leva seu autor a expressar seus sentimentos, comunicando-se de forma educativa e prazerosa.

Objetivos: Incentivar crianças e jovens na exploração de seu imaginário, expressando seus sentimentos e experiências envolvendo os seres da natureza e culminando no respeito e defesa dos mesmos. Tomar consciência do papel essencial de cada ser no seu ecossistema ou no bioma, levando ao entendimento de que todos devem ser mantidos em seus hábitats para que a natureza mantenha equilíbrio e harmonia. Este trabalho busca, também, o aprimoramento do conhecimento da variada gama de cores existente na natureza, através da pesquisa sobre os mais coloridos de seus seres, flores, pássaros e borboletas.

REGULAMENTO:

I - Elaboração dos trabalhos
1.Proposta: O participante deverá pesquisar sobre o tema e elaborar um trabalho com a técnica de mosaico, utilizando pedaços recortados de papel.

2.Tema: Flores, Pássaros (vale Aves também) e Borboletas, que poderão ser utilizados em conjunto ou individualmente.

3.Papel para as peças (pedacinhos): do tipo “color set”, cartolina, papel de dobradura, papel-cartão ou outro tipo semelhante, com as cores a escolha. Também poderão ser utilizados papéis de revistas, de propagandas e encartes. As peças recortadas (pedacinhos) deverão ser, única e exclusivamente de papel. Não serão aceitos mosaicos de materiais cortantes.

4.Papel para a base do trabalho: As peças recortadas (pedacinhos) deverão ser montados, sobre uma base de papel canson, cartolina ou similar, no tamanho A4. (evite papel sulfite, que enruga com cola). Toda a base A4 do trabalho em mosaico deverá ser preenchida com as peças recortadas (pedacinhos). Colar as peças, de preferência, com cola em bastão.

5.As peças recortadas (pedacinhos): Deverão ter formas geométricas dispostas de modo a criarem a figura ou figuras selecionadas e baseadas no tema, tendo como opção de fundo o céu ou o mar, ou ainda, uma paisagem com rios, lagos, cachoeiras, montanhas, .... O fundo poderá também ser preenchido com formas geométricas, de acordo com o ser ou seres escolhidos.

6.Montagem do trabalho: Montar o trabalho pronto em mosaico sobre uma base suporte retangular de papel cartão (ou similar) colorido, no tamanho de 30 x 40 cm (dimensões obrigatórias). Serão excluídos os trabalhos que não seguirem as medidas exigidas. Colar o trabalho, de preferência, com cola em bastão. Nesta base/moldura não deverá haver qualquer peça de mosaico.

7.Identificação: Será feita no verso da base/moldura, contendo: título da obra, nome completo do autor, idade, nome do professor, endereço com CEP e e.mail da escola ou instituição. No caso de ser enviado individualmente, os dados do mesmo.

8.Envio dos trabalhos: Será aceito apenas um trabalho por participante com idade entre 6 e 16 anos. Sendo que, cada escola ou instituição, poderá enviar no mínimo cinco trabalhos e sem limite máximo. Trabalhos individuais também serão aceitos.

9.Listagem dos trabalhos: Ficará a cargo da escola ou instituição a elaboração de uma lista (modelo anexo) com todos os títulos, nomes completos dos participantes (sem abreviações) e suas respectivas idades, nomes dos professores (um por lista), nome completo da escola ou instituição, endereço (com CEP) e e.mail (indispensável). A lista deverá ser anexada ao pacote de trabalhos.

10.Técnica de Mosaico: Todo o trabalho deverá ser feito na técnica de mosaico. Não serão aceitos trabalhos nos quais o mosaico esteja mesclado a outras técnicas.

II -Envio dos trabalhos
Enviar pelo Correio Postal para o seguinte endereço:

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Programa de Uso Público
Rua do Horto, 1799 – Bairro do Horto Florestal
CEP: 02377-000 São Paulo – SP


Data-limite de recebimento dos trabalhos: 30 de junho de 2011

III - Seleção dos trabalhos
1. A seleção, que qualificará os trabalhos para uma mostra e a escolha daqueles para os quais serão conferidas premiações será feita por júri formado por profissionais de reconhecido mérito, das áreas de Educação, Psicologia, Artes Plásticas e Cultura. A decisão se baseará nos seguintes critérios: adequação ao tema, materiais discriminados no regulamento, originalidade, técnica e criatividade.

2. Os trabalhos serão separados em 3 faixas etárias para as seleção e premiação.

3. A aceitação deste regulamento implica no reconhecimento da soberania da decisão da comissão julgadora, podendo a mesma, não conferir as seleção e premiação. Das decisões não caberão quaisquer tipos de recursos.
4. Os trabalhos, selecionados ou não, não serão devolvidos e poderão ser usados em outras mostras, independentemente da escolha da primeira seleção.

5. Os trabalhos selecionados serão expostos em mostra a ser realizada em agosto de 2011 no Museu da Pedra Grande.

6.Todos os autores dos trabalhos concordam, assim como seus responsáveis (pais ou tutores) e respectivas instituições/escolas, por força deste regulamento, em ceder sua imagem e de sua obra em divulgações relacionadas ao evento, sendo garantidos os direitos autorais, mas sem receber qualquer remuneração pelo uso dessas imagens.
IV -Premiação
1.Aos melhores trabalhos de cada faixa etária serão conferidas Medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares e Menções Honrosas para 4º e 5º lugares.

2.Aos trabalhos selecionados para a Mostra e não premiados, serão conferidos Certificados de Participação.

3.Aos professores que orientaram os autores dos trabalhos premiados do 1º ao 5º lugares de cada faixa etária receberão Certificados de Mérito Cultural.

V -Disposições Finais
1. O descumprimento de qualquer item deste regulamento acarretará a imediata eliminação do trabalho concorrente.

2. A inscrição neste concurso implica na plena e total aceitação deste regulamento, cabendo ao participante e aos orientadores seguirem as regras em sua totalidade.

3. Dúvidas quanto à interpretação deste regulamento e resolução do mesmo serão dirimidas junto à Comissão Organizadora.

2 comentários:

  1. Parabéns ao MICA pela realização do Blog, que é um espaço de divulgação importante para os seus ricos trabalhos. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Com o Blog, sonhei, viajei e acordei mais otimista diante da realidade ou melhor, da realidade que o MICA leva às crianças e adolecentes.
    A comunidade ganha cores e beleza diante da generosidade das professoras que, através da arte buscam tocar e despertar sentimentos, emoções, imaginação.
    Parabéns! O Blog está excelente; dá prazer, navegar.
    Ah! O Apolo faz jus ao nome. Lindo, charmoso.
    Abraço
    Diva

    ResponderExcluir